segunda-feira, 12 de setembro de 2011

ESCOLA MUNICIPAL KIOLA SARNEY

NOITE FOLCLÓRICA NORDESTINA
27/08/2011

Mas o que quer dizer folclore?

Folclore é um vocábulo de origem inglesa e significa ''conhecimento popular''. É um fenômeno antropológico, ligado às manifestações culturais do povo. Qualquer crença ou hábito coletivo que tenha origem popular pode ser considerado uma expressão folclórica. Lendas, hábitos alimentares, artesanato, vestimentas ou comportamentos de um grupo é o que constitui o seu folclore.
Nessa noite foi abordado especificamente o folclore nordestino, possibilitando a todos, alunos e comunidade, que relembrassem um pouco dessa região tão rica do nosso grande Brasil.

Veja um pouco do que foi abordado nesta noite:


PARLENDAS


As parlendas são versinhos com temática infantil que são recitados em brincadeiras de crianças. Possuem uma rima fácil e, por isso, são populares entre as crianças. Muitas parlendas são usadas em jogos para melhorar o relacionamento entre os participantes ou apenas por diversão. Muitas parlendas são antigas e, algunas delas, foram criadas, há décadas. Elas fazem parte do folclore brasileiro, pois representam uma importante tradição cultural do nosso povo.


FORRÓ PÉ DE SERRA E QUADRILHA EXPLOSÃO PIMENTINHA DA ESCOLA KIOLA SARNEY COM OS ALUNOS DO 1º AO 5º ANO

Dentre as principais festas e músicas folclóricas nordestinas, destaca-se a festa de São João ou o chamado ciclo junino. Nessa época do ano, dança-se bastante o forró, uma dança de pares cuja música foi consagrada pela saudosa dupla de compositores Luiz Gonzaga/José Dantas

DANÇA DO PAU DA FITA

A dança do pau-de-fitas ou dança das fitas é uma dança folclórica coreografada originária da Europa.

BUMBA MEU BOI

Estava
Na beira da praia Ouvindo as pancadas
Das águas do mar
Esta ciranda
Quem me deu foi Lia
Que mora na ilha
De Itamaracá

O bumba-meu-boi é um espetáculo do folclore nordestino e, provavelmente, o mais conhecido de todo o país. O folguedo deriva de tradições espanhola e portuguesa, e sua origem se encontra no final do século XVIII. Surgiu no nordeste, mas disseminou-se por quase todos os estados, especialmente os do Pará e da Amazônia.
Em cada região o folguedo é representado de forma particular, mas sempre mantendo suas tradições nordestinas. No Rio de janeiro é chamado de Bumba-de-reis, no Maranhão, Rio Grande do Norte e Alagoas é chamado Bumba-meu-boi e no Pará e Amazonas de Boi-bumbá.

CACURIÁ

O Cacuriá é uma dança que surgiu nos festejos do Divino Espírito Santo no Maranhão no início da década de setenta. Além de ser muito divertido e de ter um inegável valor cultural, possibilita um interessante trabalho de cuidado com o corpo do outro, pois nele, o toque é parte fundamental e indispensável da brincadeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário